O pólen de abelha é consumido há séculos por diversas civilizações e é conhecido por ser um superalimento, devido ao seu elevado teor nutricional. Este suplemento natural é rico em proteínas, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas e ácido fólico.
O que é o pólen de abelha?
O pólen de abelhas consiste numa mistura de diferentes pólens de flores, néctares e secreções salivares das abelhas.
Após a sua colheita, as abelhas produtoras de mel, transportam-no para a colmeia, onde é misturado com néctar, enzimas, mel, cera e secreções das próprias abelhas e armazenado para ser usado como alimento para a colónia.
A composição dos pólens de flores depende de vários fatores (espécie das plantas, região, estação do ano, composição do solo, etc.), pelo que sua a composição nutricional pode variar.
O pólen de abelha não pode ser sintetizado em laboratórios.
Benefícios do pólen de abelha
1 – Composição nutricional
O pólen de abelha é rico em aminoácidos, vitaminas, lípidos e mais de 250 substâncias ativas. É ainda uma excelente fonte de fibras e fornece quantidades moderadas de lípidos (gorduras), hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, C e E, minerais e compostos fenólicos e flavonoides.
2 – Benefícios para a pele
O pólen de abelha é constituído por vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, que ajudam a proteger a pele e a regenerar as células. É frequentemente usado em produtos dérmicos que visam tratar doenças inflamatórias e irritações comuns da pele, como é o caso da psoríase ou eczema.
3 – Estimula a produção de energia
A composição nutricional do pólen de abelha contribui para o desenvolvimento de mais força e resistência. A quantidade de hidratos de carbono, proteínas e vitaminas do complexo B contidas no pólen é suficiente para melhorar o humor, aumentar a energia e diminuir a sensação de cansaço. O pólen de abelha fornece uma recuperação mais rápida do exercício, equilibra o ritmo cardíaco e aumenta a definição, crescimento e a massa muscular.
4 – Melhora a digestão
Para além do alto teor de vitaminas saudáveis, minerais e proteínas, o pólen de abelha também contém enzimas que podem ajudar na digestão. As enzimas contribuem para o bom funcionamento do organismo e do metabolismo e podem melhorar a digestão e absorção dos nutrientes.
5 – Reforça o sistema cardiovascular
O pólen de abelha promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular devido a uma substância ativa chamada rutina. As suas propriedades anticoagulantes podem ajudar a prevenir ataques cardiovasculares e derrames.
Como consumir o pólen de abelha?
O pólen de abelha pode ser consumido puro ou combinado com outros alimentos, como iogurte, batidos ou sumos. Este deve ser consumido em moderação, como todos os alimentos, e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e variada.