Cozinhar é uma Terapia
Porque é que cozinhar é terapêutico?

Sabia que o ato de cozinhar é considerado uma ferramenta terapêutica que pode trazer efeitos positivos para a sua saúde mental?

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Positive Psychology (2020), cozinhar está entre a lista de atividades criativas que ajudam a combater a depressão e a ansiedade. Por vezes, preparar uma refeição é a melhor forma de relaxar – principalmente quando demora algum tempo a ser confecionada. Este processo pode ser quase como uma sessão de meditação.

O ato de cozinhar envolve diversos sentidos e técnicas que estimulam a atenção e a concentração.

O ato de cozinhar é uma das atividades que envolve todos os sentidos. A necessidade de planear, escolher, preparar e cozinhar desenvolve a autonomia, a confiança e as habilidades cognitivas. Já a concentração exigida neste processo permite distanciar-se das preocupações do dia-a-dia e ajuda a reduzir o stress, o que acaba por ser benéfico para o nosso bem-estar emocional.

Preparar uma refeição também pode ser um momento de recompensa e, se quisermos, de diversão. Além disso, cozinhar pode ser um bom momento para praticar o mindfulness numa atividade do dia-a-dia. 

Se nunca teve o hábito de cozinhar, siga as nossas dicas:

Defina a receita que quer preparar;

Faça uma lista de compras: veja todos os ingredientes da receita, para evitar o stress;

Separe os utensílios que irá utilizar antes de começar;

Utilize tachos e panelas adequados para o tipo de refeição que irá preparar;

Partilhe esse momento com a família ou amigos. Cozinhar com companhia pode estimular a comunicação e a cooperação com o outro.

Cozinhe algo que possa ajudá-lo mental e emocionalmente. Explore as diversas combinações e descubra os segredos guardados nos detalhes de cada sabor e partilhe com os amigos, a família ou os colegas. Lembre-se, coma e seja feliz!

Conheça a nossa gama de utensílios para a cozinha, que irão ajudá-lo a despertar o cozinheiro que há em si!


Dia de Reis
Bolo rei e presentes