Perguntas Frequentes

Como funciona o Marketplace

Um Marketplace é uma plataforma que promove a venda de produtos através da internet, juntando várias lojas ou marcas num só lugar.

Qualquer cliente particular em Portugal, maior de 16 anos, pode comprar produtos de Marketplace através do website petiscosecompanhia.pt, tendo para isso de aceitar os termos e condições específicos do Marketplace. Exceto nas bebidas alcoólicas, que se encontram na categoria garrafeira, que podem ser adquiridos por qualquer cliente particular, maior de 18 anos.

Não é possível encomendar produtos à cobrança, sendo necessário, de forma a formalizar a encomenda, efetuar o pagamento no ato da compra.

Pode consultar os nossos termos e condições de utilização do Marketplace clicando aqui.


Para vender no Marketplace, será necessário ser previamente aceite pela Petiscos&Companhia. Vendedores particulares estão fora do âmbito do Marketplace. 

Terá a oportunidade de avaliar o Vendedor de Marketplace após confirmar a receção da sua encomenda.

Produtos e Encomendas

O preço dos produtos de Marketplace inclui taxas e impostos?

O preço assinalado na página do produto já inclui todas as taxas e impostos aplicáveis. Os portes de envio não estão incluídos no preço assinalado.

Poderá esclarecer todas as dúvidas sobre a encomenda que efetuou diretamente com o Vendedor que a comercializa. Através da sua área pessoal poderá entrar em contacto com o vendedor, bastando para isso aceder à ordem de compra associada à sua encomenda. Na zona inferior da ordem de compra, irá encontrar uma área de chat (comentários) onde poderá colocar a sua questão.

A Petiscos&Companhia é uma plataforma de Marketplace que agrega várias lojas, deste modo ao comprar por exemplo dois produtos, poderá ser de lojas diferentes e cada loja tem ou não, custos de envio. Vai encontrar lojas que não cobram portes e outras em que é cobrado. Por isso, se tiver produtos de lojas diferentes na sua encomenda é muito provável que cada um terá o seu custo de envio.

O tempo de envio de uma encomenda irá depender do produto que pretende adquirir e da Loja que escolher para a sua compra. Salvo rutura de stock, a preparação da sua encomenda poderá demorar entre um a três dias úteis, acrescendo o prazo de expedição da transportadora previsto até três dias úteis (Portugal Continental).

 Cada Vendedor escolhe os métodos de envio que quer disponibilizar, assim como o custo de cada um e as zonas geográficas de Portugal Continental, Ilhas e Europa para onde envia. Os métodos de envio, custo e tempo estimado de entrega podem ser consultados na página de cada produto e no checkout.

Faturação e Entregas

É responsabilidade do vendedor garantir que a encomenda é sempre acompanhada da fatura. No entanto, conseguirá obter uma copia na sua área pessoal.

Caso não tenha recebido a fatura junto com a sua encomenda, deverá verificar se a mesma se encontra disponível na sua Área Pessoal.

Caso a fatura não se encontre disponível na sua Área Pessoal, poderá:

1) contactar o Vendedor através da sua Área Pessoal (para tal, deverá aceder à ordem de compra associada à sua encomenda e localizar, na zona inferior da ordem de compra, a área de chat (comentários) onde poderá colocar a sua questão) .

2) contactar o Serviço de Apoio ao Cliente através do formulário de contacto.


Deverá contactar o vendedor através da sua área pessoa a solicitar essa alteração. O ideal será alterar os dados antes de concluir a encomenda; após esse momento, deverá entrar em contacto com o vendedor para avaliar se a alteração é ou não ainda possível.

O envio das encomendas é da responsabilidade do Vendedor.

Na sua área pessoal, nas encomendas em curso, consegue acompanhar o estado da sua encomenda até ao momento que é expedida pelo vendedor. A partir desse momento, irá depender do acordo que o vendedor tem com a transportadora e se disponibiliza ou não esse serviço.

Caso a encomenda não seja entregue com sucesso à primeira tentativa, recebe uma notificação por SMS (caso tenho indicado o seu número de telemóvel) a indicar:

- Em que ponto de recolha (mais próximo de sua casa) pode recolher a encomenda.

- A referência da encomenda a recolher.

Pode levantar a encomenda no ponto de recolha com o seu código de levantamento, que se encontra no SMS ou e-mail que recebeu, ou com o aviso de entrega assinado. É sempre necessário levar o comprovativo de identidade para levantar a encomenda.

Uma vez feita a encomenda os dados a mesma não podem ser alterados, nomeadamente no que se refere ao método de envio, morada de entrega e contactos de receção. Qualquer alteração para ser válida tem de ser feita antes de finalizar a compra.

Devoluções e Garantias

A garantia dos produtos é responsabilidade de cada um dos nossos vendedores. Caso necessite de abrir uma incidência, deverá contactar o respetivo vendedor e proceder com o processo de garantia através da sua área pessoal. Ao mesmo tempo que envia mensagem ao vendedor, nós também estamos atentos.  Para contactar o vendedor, deverá aceder à ordem de compra associada à sua encomenda e localizar, na zona inferior da ordem de compra, a área de chat (comentários) onde poderá colocar a sua questão.

Caso não tenha recebido a sua encomenda dentro do prazo previsto, deve entrar em contacto diretamente com o Vendedor do Marketplace através da sua área pessoal. Ao mesmo tempo que envia mensagem ao vendedor, nós também estamos atentos.  Para contactar o vendedor, deverá aceder à ordem de compra associada à sua encomenda e localizar, na zona inferior da ordem de compra, a área de chat (comentários) onde poderá colocar a sua questão.

Caso o produto que recebeu não se encontre conforme, deve entrar em contacto diretamente com o Vendedor do Marketplace através da sua área pessoal. Ao mesmo tempo que envia mensagem ao vendedor, nós também estamos atentos.  Para contactar o vendedor, deverá aceder à ordem de compra associada à sua encomenda e localizar, na zona inferior da ordem de compra, a área de chat (comentários) onde poderá colocar a sua questão.

Caso o produto que recebeu não corresponda ao encomendado, deve entrar diretamente em contacto com o vendedor do Marketplace através da sua área pessoal. Ao mesmo tempo que envia mensagem ao vendedor, nós também estamos atentos.  Para contactar o vendedor, deverá aceder à ordem de compra associada à sua encomenda e localizar, na zona inferior da ordem de compra, a área de chat (comentários) onde poderá colocar a sua questão.

Quem suporta os custos de devolução de um produto de Marketplace, que não tenha desconformidade?

Incumbe ao consumidor suportar o custo da devolução do bem. Caso o Vendedor não se ofereça para recolher ele próprio o bem, o cliente deve no prazo de 14 dias a contar da data em que tiver comunicado a sua decisão de devolução, devolver os produtos ao Vendedor. Para mais informações sobre Garantias e Devoluções, clique aqui.

De acordo com a lei, 14 dias corridos após data de receção dos produtos.  Para mais informações sobre Garantias e Devoluções, clique aqui.

O reembolso dos pagamentos é feito através do mesmo meio de pagamento que tiver utilizado na compra e após a confirmação por parte do vendedor da receção do produto devolvido em conformidade com as condições de devolução.  Para mais informações sobre Garantias e Devoluções, clique aqui.

O Vendedor de Marketplace deverá responder às suas questões em 48h. Caso ultrapasse este período sem obter resposta, poderá, em alternativa, utilizar os contactos presentes na página do Vendedor ou entrar em contacto com o suporte da Petiscos&Companhia.

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