Dia de Reis
Bolo rei e presentes

O Dia de Reis ou Epifania é celebrado a 6 de janeiro e é uma tradição cristã que simboliza o dia em que o recém-nascido Jesus Cristo recebeu a visita de magos. Os três reis magos  visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de Janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os Reis Magos, de seus nomes Belchior, Baltazar e Gaspar, ofertaram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra. 

A tradição surgiu no século VIII e assinala o dia da veneração aos Reis Magos, convertendo-os em santos, Belchior, Gaspar e Baltazar. A 6 de janeiro festeja-se o encerramento da época natalícia, sendo tradição desmontar os presépios e retirar os enfeites natalícios.

Tradições

Em Portugal o tradicional bolo-rei faz parte da celebração de Reis. Neste dia também é tradição cantar as Janeiras. 

Em França, compra-se ou prepara-se a célebre Galette des Rois.
Em Itália a tradição mais conhecida no Dia de Reis é a da “Befana”. Aqui, no lugar do Pai Natal, uma senhora já com alguma idade toma o seu lugar a distribuir prendas às crianças. 

A “Rosca de Reyes”, semelhante ao bolo-rei, é o bolo que se come no Dia de Reis em Espanha. É no Dia de Reis que os espanhóis têm a tradição de trocar presentes. Uma das tradicionais celebrações do Dia de Reis, em Espanha, é a Cavalgada dos Reis Magos, que simbolizam o caminho dos Reis Magos depois do nascimento de Jesus.


A celebração do Natal
Uma festa cristã com tradições pagãs