No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho


HISTÓRIA E CRENÇAS

Porque comemoramos o dia de S. martinho?

Dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho

O Dia de São Martinho é uma tradição muito antiga e é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal está intimamente ligado às castanhas e à prova do vinho novo. No dia de São Martinho celebra-se o magusto com a família ou amigos. E no magusto é costume assar-se castanhas e beber o vinho novo, água-pé ou jeropiga.




Lenda e Verão de São Martinho

Conta a estória que, num dia chuvoso e de muito frio, um soldado romano de seu nome Martinho caminhava em direção à sua terra natal, quando viu um mendigo. Ao reparar que o mendigo estava com frio, e sem nada mais para lhe oferecer, Martinho pegou na sua espada e cortou ao meio o seu manto romano, oferecendo ao mendigo uma das partes. Continuando o seu caminho, o soldado Martinho viu outro mendigo a tremer de frio. Martinho decidiu oferecer-lhe a sua metade da capa. 
Segundo reza a lenda foi nesse momento que o céu se abriu e o sol surgiu, permanecendo o bom tempo por três dias. O acontecimento ficou conhecido como o milagre de São Martinho! Este é o motivo pelo qual, quando o tempo aquece no outono, os portugueses chamam a esses dias de verão de São Martinho.

O soldado Martinho viajou para Itália e dedicou a sua vida à religião católica. São vários os milagres atribuídos a São Martinho e a sua veneração tornou-se popular na Idade Média. São Martinho é o patrono dos pobres, soldados, objetores de consciência, alfaiates e enólogos. Comemora-se o dia de São Martinho a 11 de novembro, data em que foi sepultado na cidade de Tours.


Dia de Todos os Santos
1 de Novembro