chá: um ritual com milhares de anos
Conheça a bebida mais consumida no mundo
Segundo reza a lenda, a introdução do chá deve-se ao imperador chinês Shen Nung (2737 A. C.) que descobriu as propriedades estimulantes da folha do chá ao ferver folhas de uma árvore chamada Camellia sinensis. Embora existam diversos registos anteriores, com o tratado de Lu Yu, escrito no séc. VIII durante a dinastia Tang ajudou a imortalizar o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
A introdução do chá na Europa só se veio a verificar no início do séc. XVII, pelos holandeses, em consequência do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. Mais tarde, as importações começaram a ser desenvolvidas pelos ingleses com a famosa empresa Tea English East Indian Company, que detinha o monopólio do comércio de chá com a Ásia. Em Portugal, o chá só é cultivado desde o século XIX, na ilha de São Miguel nos Açores.
O que é o chá?
A planta do chá é designada por Camellia sinensis (L.) O. Kuntze e botanicamente pertence à família Theaceae. É a partir da planta Camellia sinensis que surgem as diversas variedades de chá: branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro. A diferença entre as variedades reside no modo como cada folha é processada, o que confere diferente sabor e cor (característicos de cada uma delas).
Tecnicamente a palavra chá só deve ser atribuída às infusões preparadas a partir da planta Camellia sinensis. A planta do chá é uma rica fonte de polifenóis que protegem contra doenças cardiovasculares e os seus fatores de risco, incluindo pressão alta e dislipidemia. O chá preto é totalmente fermentado e, durante esse processo, os polifenóis são oxidados em pigmentos e podem perder os seus efeitos antioxidantes.
O que são tisanas?
As tisanas ou chá de ervas são todas as infusões que na sua preparação incluam duas ou mais variedades de plantas. A tisana pode ser preparada a partir de diferentes frutas ou ervas. As tisanas de folhas, flores e sementes são normalmente feitas através da técnica de infusão e as tisanas de casca, raiz e baga são frequentemente preparadas por decocções.
O que são blends?
O termo blend deriva do inglês e significa mistura, neste caso, mistura de diversos tipos de infusões (de frutas, ervas ou frutas e ervas), ou mistura de chá com frutas, especiarias e flores, que são selecionados com critérios para criar uma bebida com aroma, corpo e sabor especial e equilibrado. Utiliza-se o termo blend para uma mistura de dois ou mais ingredientes para a criação de uma infusão.
As bebidas denominadas por chá ou tisanas têm um conjunto de propriedades vitalizantes, relaxantes, antioxidantes, entre outras.
Um estudo publicado no ano passado, pela Sociedade Europeia de Cardiologia verificou que o chá pode trazer mais benefícios ao organismo do que imaginávamos. Segundo os pesquisadores, o consumo habitual da bebida está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares e morte em geral. O estudo, liderado por especialistas da Academia Chinesa de Ciências Médicas, concluiu que beber chá pelo menos três vezes por semana pode resultar numa vida mais longa e saudável.
Conheça a nossa coleção de chás, tisanas e blends...e prepare uma deliciosa chávena para si!